Untitled-3

DETECÇÃO DE FRAUDES

Encontrar fraudes em ligações de água, desvios e "gatos".

Um serviço oferecido principalmente para as empresas de abastecimento de água, a detecção de fraudes serve para localizar qualquer infração causada propositadamente pelos usuários com o intuito de distorcer o real consumo de água. Também conhecidas como "gatos" ou "cabritos", as fraudes são irregulares e ilegais.

As principais formas de fraude são: irregularidades no hidrômetro (como rompimento dos lacres); ligações clandestinas direto na rede de abastecimento; desvios de água antes dela chegar ao hidrômetro; violação de ligações cortadas, intervenções no cavalete, etc.

Consequências das fraudes

Quem frauda compromete o abastecimento de toda a cidade e, dependendo do tipo de intervenção, pode contaminar a rede pública de água. As fraudes também contribuem significativamente para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento de água.

Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira indevida, além arcar com os custos de um novo hidrômetro. Além disso,  comprovada a fraude,  o consumidor corresponde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

Como ocorre a detecção de fraudes

A maioria das fraudes são identificadas visualmente por um técnico bem treinado. Para as ações clandestinas invisíveis, uma empresa especializada como a Eco Água utiliza várias técnicas em campo. A mais sofisticada é a chamada ação combinada. Instala-se uma VPO (válvula propulsora de ondas ) no cavalete ou na rua que emite ondas com determinada frequência que são captadas por um geofone eletrônico. O mapeamento dessa varredura vai identificar a ligação irregular.

Consulte nossos serviços para detecção de fraudes!

Trabalhamos de segunda a sábado, com agendamento de dia e horário. Atendemos também à noite e finais de semana, desde que agendado com 24 horas de antecedência.